Bob Marley & The Wailers, em registro de 1973 para o tradicional programa de TV da BBC, em Londres. | foto: reprodução internet

One good thing about music: reggae at BBC

“Pois o reggae quando bate você nunca sente dor”, cantou a banda Cidade Negra na música “Downtown” – hit do grupo nos anos 90 – em uma bem-sucedida adaptação da frase de Bob Marley em “Trenchtown Rock”, por sua vez, hit do rei do reggae nos anos 70.

Embora seja utilizado para descrever a música jamaicana de um modo geral, o termo reggae indica mais especificamente um tipo de música em particular, nascido na Jamaica no final dos anos 60 e que tem como precursores imediatos o rocksteady e o ska.

Foi a partir dos anos 70, no entanto, que o gênero finalmente saiu dos guetos jamaicanos para alçar voos mais altos, primeiramente pela Europa e logo depois conquistando os mercados americano e mundial.

De lá pra cá, o reggae não só ganhou adeptos mundo afora como influenciou de forma contundente e definitiva a música e cultura globais.

Neste precioso registro da BBC, cujo formato já se tornou uma tradição para amantes do reggae e de música jamaicana, é possível conferir uma boa mostra do que foi o período considerado pela crítica mundial como a “golden era” do gênero.

São 90 minutos de um delicioso passeio musical pela essência do reggae em suas mais diversas vertentes, pra curtir sem moderação do início ao fim. Afinal, “uma coisa boa sobre música é que, quando ela bate, você não sente dor”!