Largada da Reggae Marathon, em Negril. | foto: divulgação Reggae Marathon

Em Negril, a maratona embalada pelo reggae!

Isolada por décadas no extremo oeste da ilha, Negril ficou quase esquecida. O acesso era difícil e só começou a melhorar no início dos anos 1960, com a construção de uma rodovia. Os primeiros turistas eram verdadeiros aventureiros e foram seguidos pelos hippies, que adotaram a região. Apesar de seu desenvolvimento ter sido mais lento, Negril tem hoje vários resorts em suas praias de águas tranquilas e mornas.

A Reggae Marathon começa em Long Bay Beach Park (Seven-Mile Beach)  |  foto: reprodução internet

A Reggae Marathon começa em Long Bay Beach Park (Seven-Mile Beach)

Numa das mais famosas praias de Negril, conhecida como Seven-Mile Beach, acontece anualmente a Reggae Marathon, um evento cheio de boas vibrações e muito reggae. Além dos tradicionais 42 km, os menos preparados podem optar pela meia maratona (21km) ou pelos consagrados 10k.

A primeira parte da corrida acontece ainda no escuro, antes do amanhecer. Soam os tambores e há tochas iluminando o caminho. Aos poucos, à medida que os quilômetros avançam, as belezas naturais vão surgindo, hipnotizando os corredores, que seguem cumprindo sua missão com muito mais prazer. Segundo um corredor experiente, na Jamaica, o povo faz a diferença e talvez por essa razão, a Reggae Marathon esteja entre as dez melhores maratonas internacionais.

O percurso é bastante plano e os maiores desafios, especialmente para os estrangeiros, são o calor e a umidade. Mesmo com a boa quantidade de água e isotônicos distribuídos por voluntários ao longo de toda prova, é bom se aclimatar, chegando alguns dias antes.

Mapa da 15ª Reggae Marathon  |  foto; divulgação Reggae Marathon

Mapa da 15ª Reggae Marathon

Todos os que terminarem suas respectivas provas receberão uma medalha e os maratonistas vencedores nas categorias masculina e feminina receberão, respectivamente, os troféus Bob Marley (adepto do jogging) e Rita Marley. Além disso, há premiação em dinheiro de mais de U$10.000.

Há dois eventos ligados à maratona para os quais os competidores têm entrada garantida. O primeiro, na véspera da corrida, é o ‘World’s Best’ Pasta Party, uma festa gourmet. Já o Victory Beach & Awards Party, acontece para celebrar o final da prova.

No ano de 2014, em sua 14ª edição, a Reggae Marathon teve mais de 1.500 competidores, de 36 diferentes nações. As inscrições para a prova deste ano, que acontecerá no dia 5 de dezembro, já estão abertas e podem ser feitas através do site www.reggaemarathon.com. Uma grande oportunidade de terminar o ano de 2015 cheio de energia, numa das mais belas praias da ilha mais alto astral do Caribe!

Veja abaixo um pouco do que foi a edição 2014 da Reggae Marathon: