foto: reprodução internet

De café a vestuário: conheça os Marley empreendedores

O DNA de Bob Marley é mesmo muito poderoso! Além de filhos que seguiram sua carreira musical, como Ziggy e Damian, gerou empresários como Rohan e Cedella. Alguém poderá dizer que o sobrenome os alavanca, o que não é de todo incorreto, porém, suas escolhas têm sido muito coerentes com a filosofia de vida de Bob e isso parece ser de fato, o grande diferencial dos negócios.

foto: reprodução website Marley Coffee

Rohan Marley administra a marca Marley Coffee.

Rohan Marley fundou a Marley Coffee, em 2009, sobre a qual já falamos em “Marley family e as ideias que mudam o mundo”. Porém, seu espírito inquieto e empreendedor não se deu por satisfeito. Em parceria com o grupo Splash Beverages, criou, também em 2009, a Marley Beverages, com uma linha de bebidas relaxantes à base de chás, ervas e  frutas.

No ano seguinte, Rohan uniu-se à HoMedics e juntos fundaram The House of Marley. Seguindo, de certa forma, o caminho da música, a empresa desenvolve basicamente fones de ouvido e sistemas de som, além de uma linha de acessórios, como mochilas e relógios.

A empresa nasceu com a missão de desenvolver produtos inovadores, fiéis aos princípios da família Marley e herdados de seu patriarca, Bob: igualdade, autenticidade, caridade e sustentabilidade. Os materiais utilizados nos fones, por exemplo, são alumínio reciclado e  fibras naturais, como o algodão, lona e cânhamo. O plástico, quando necessário, é reciclado e reutilizável.

As mochilas e relógios têm inspiração militar, reflexo do gosto pessoal de Bob Marley, e também são produzidos a partir de matérias-primas amigas do meio ambiente. Como em outras empreitadas da família, parte da renda obtida com a venda dos produtos da House of Marley são revertidos para a 1Love, a fundação familiar que cuida de projetos de caridade.

The House of Marley: produtos inovadores que seguem os princípios da família Marley.| fotos: reprodução website The House of Marley

The House of Marley: produtos inovadores que seguem os princípios da família Marley.| fotos: reprodução website The House of Marley

Cedella Marley, que também já atuou como cantora nos Melody Makers, é escritora de livros infantis, CEO da Tuff Gong International (estúdios, gravadora e distribuidora) e dona da Cedella Marley Design, que desenvolve coleções de vestuário para várias marcas, além de móveis e acessórios para casa. Cedella tem diversas linhas de vestuário, como “Catch a Fire”, “High Tide”, “Nice Time Deconstructed” e “Nice Time Kids”. Na sua visão, as peças que cria são algo como “Grace Jones encontra meu pai – muito inspiradas no universo musical e um pouco retrô.”

Cedella Marley: designer, escritora, administradora e cantora.  |  foto: reprodução internet

Cedella Marley: designer, escritora, administradora e cantora. | foto: reprodução internet

Cedella Marley é, ainda, diretora da Bob Marley Foundation, na qual supervisiona uma gama de programas de assistência financeira e outros recursos, destinados a instituições como hospitais, escolas e lares para idosos, na Jamaica. A fundação também oferece bolsas de estudos e promove seminários em diversas áreas, visando ampliar as oportunidades de trabalho.

Você é capaz de fazer o que quiser, desde que esteja disposto a trabalhar duro. Se você vai fazer alguma coisa, faça direito. Seja verdadeiro com você mesmo e tudo mais fará sentido. Pequenos conselhos dados por Bob Marley a seus filhos e que, pelo jeito, foram bem compreendidos.