Marley Coffee: um sonho do pai, concretizado pelo filho Rohan Marley | foto: divulgação

One cup of coffee then I’ll go

O café foi levado à Jamaica, vindo da Martinica, em 1728. O cultivo começou na área montanhosa central e, pouco a pouco, estendeu-se para a região das Blue Mountains.

Atualmente, são cerca de 8.500 hectares de plantações de café e um total de 12.000 cafeicultores sendo, em sua grande maioria, pequenos produtores.

No início do século XIX, a Jamaica era um dos principais produtores mundiais de café. Contudo, com a libertação dos escravos e o aumento da competitividade na América Latina o país perdeu seu lugar de destaque no mercado.

Por volta de 1940, a criação do Jamaica Coffee Industry Board (CIB) levou a uma reestruturação total. A qualidade do café passou a ser priorizada e foram criadas regulamentações para o setor.

Estas mudanças levaram ao renascimento do setor cafeeiro na Jamaica, de forma que hoje, o café é o segundo produto mais exportado pela ilha, atrás apenas da cana de açúcar.

Devido às características geográficas das Blue Mountain, os grãos de café lá cultivados crescem mais lentamente, originando um sabor concentrado e marcante.

Jamaica Blue Mountain Coffee é como um selo de qualidade conferido pelo Jamaica Coffee Industry Board (CIB)

Jamaica Blue Mountain Coffee  |  foto: reprodução internet

Jamaica Blue Mountain Coffee é como um selo de qualidade, uma denominação regulada e controlada pelo Jamaica Coffee Industry Board (CIB). Significa que o café foi plantado numa área legalmente estabelecida e cultivado dentro de um perímetro de 24 quilômetros ao redor do pico da montanha.

Uma das empresas produtoras do Jamaica Blue Mountain Coffee, além de outras variedades, é a Marley Coffee (marleycoffee.com), fundada por Rohan Marley, filho de Bob Marley. Segundo Rohan, voltar ao campo, de onde veio, era um desejo do pai e a Marley Coffee é a concretização deste sonho.

A exemplo de outras atividades e ações da família Marley, a empresa também cultiva os princípios da sustentabilidade e do consumo responsável, tão em sintonia com filosofia de vida de Bob Marley.

Ouvindo One Cup of Coffee, com Bob Marley, você pode saborear este gostoso capuccino:

foto: divulgação

Chocolate Espresso Cups

Chocolate Espresso Cups

INGREDIENTES
5 xícaras de leite integral
1/2 xícara de café expresso
200 g de chocolate amargo picado em pedaços pequenos
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de extrato de baunilha

MODO DE FAZER
1. Aqueça o leite em uma panela média, em fogo alto, sem deixar ferver.
2. Diminua o fogo ao mínimo e adicione o expresso e os demais ingredientes, pela sequência.
3. Mexa até que o chocolate derreta.
4. Continue mexendo, até formar uma espuma, por cerca de 8 minutos ou até que o chocolate esteja completamente dissolvido no leite.
5. Despeje em canecas e sirva imediatamente.