foto: reprodução internet

O paraíso, segundo Lee Perry

Lee “Scratch” Perry é uma figura lendária da Jamaica. Músico e produtor, teve uma carreira intensa e conturbada até o início dos anos 1980, quando mudou-se para a Inglaterra e retirou-se da cena musical. Um pouco mais tarde, transferiu-se para a Suíça, onde vive até hoje, e teve algumas passagens pelo showbiz, como uma turnê solo, em 2006 e um documentário a seu respeito, lançado em 2011.

Porém, ao que tudo indica, Lee Perry quer voltar para a Jamaica. E em grande estilo. Agora, nada de espetáculos, nada ligado diretamente a sua vida artística. Lee Perry quer criar na Jamaica uma comunidade autossustentável, com casas ecoamigáveis, energia solar e agricultura baseada na permacultura. Um projeto inovador e audacioso, bem ao estilo de seu criador.

foto: reprodução internet

O projeto chamado LSP Paradise Island (Eyeland) Community está em fase inicial. Primeiramente, estão buscando uma propriedade nos arredores de Westmoreland ou Hannover, local onde Perry nasceu. Os fundos necessários para a aquisição da propriedade dependem de doações e investimentos de futuros interessados.

Pôster de Lee Perry à venda no site www.lspparadiseshop.com | foto: reprodução internet

Pôster de Lee Perry à venda no site www.lspparadiseshop.com

Apesar de um tanto utópico, os ideais do projeto são bastante interessantes e modernos no que tange às relações entre o homem e a natureza. Além do sistema construtivo e do aproveitamento da energia solar, haverá, também, um sistema próprio de captação de água. As casas, de 1, 2 ou 3 dormitórios, serão destinadas aos que quiserem residir na comunidade, mas também haverá casas para alugar e para receber convidados dos seminários que lá serão realizados. Sim, porque está prevista a instalação de um centro holístico, cujo objetivo será promover a cura integrada do espírito, da mente e do corpo.

As artes, o artesanato e a aprendizagem são áreas a serem trabalhadas e incentivadas pela comunidade. O site www.lspparadise.com está em busca de pessoas interessadas em colaborar para que o sonho se torne realidade. Artesãos, inventores, especialistas em energias alternativas, pessoas criativas e visionárias, todos estão convidados a participar.

Mais do que um projeto no melhor estilo hippie, a comunidade idealizada por Lee Perry tem ingredientes do ideário rastafári: viver com vibrações positivas para que todos, juntos, possam celebrar a abundância que a vida nos dá e pensar nas coisas que realmente farão com que nossos descendentes, daqui a muitos anos, nos sejam gratos. Esse paraíso tropical é o lugar para aqueles de espírito livre, que querem viver em harmonia com a natureza e de forma saudável, cooperativa e genuinamente feliz.

Ouça abaixo “Back On The Controls”, de Lee “Scratch” Perry, na íntegra: