fotos: reprodução internet / divulgação Caribbean Fashion Week

A Jamaica é fashion!

Nos anos 1980 e 1990, a indústria da moda na Jamaica foi bastante incentivada. O setor representava oportunidades de trabalho para mulheres e investiu-se em treinamento especializado. Porém, esses postos de trabalho acabaram dando lugar à terceirização, em locais onde a mão de obra era mais barata. Houve um retrocesso e, como em tantas outras áreas, a Jamaica voltou a depender basicamente da importação.

O cenário mudou bastante a partir dos anos 2000 e a ideia é tornar a Jamaica o centro de moda do Caribe. Nada de apenas montar e costurar peças criadas por designers estrangeiros, a palavra de ordem é investir em toda cadeia produtiva, desde os tecidos e costureiras, passando pela formação de criadores de moda e modelos. O foco está em criar uma moda própria, identificada com o país e que possa ser reconhecida e comercializada internacionalmente.

Algumas das modelos caribenhas do casting da agência jamaicana Saint International, sediada em Kingston.  |  foto: divulgação Saint International

Algumas das modelos caribenhas do casting da agência jamaicana Saint International, sediada em Kingston.

Fundada em 2000, pelo ex-bancário Deiwght Peters, a Saint International foi a primeira agência de modelos do Caribe e hoje tem entre seus clientes marcas como Calvin Klein, Louis Vuitton, Diane von Furstenberg e Marc Jacobs. Além de administrar a carreira de belas modelos internacionais, a agência é responsável, também, pelos maiores e melhores eventos de moda do Caribe, como Model Icon, Fashion Face of the Caribbean e Style Week Jamaica.

A Style Week Jamaica terá este ano sua décima edição, que acontecerá em maio, nos dias 19, 21, 23 e 24. Como já é tradicional, a semana de moda na Jamaica termina de forma bem democrática: na rua. O Fashionblock transforma a Knutsford Boulevard, uma das vias principais de New Kingston, em uma enorme passarela ao ar livre. O público pode assistir aos desfiles de graça, basta garantir um bom lugar.

Outro importante evento de moda é a Caribbean Fashion Week. Realizada anualmente em Kingston, completa este ano quinze edições. Além de trazer estilistas consagrados e novos talentos, muitas comemorações estão previstas: bailes de gala, workshops e apresentações de celebridades como Billy Ocean – aquele que fez grande sucesso nos anos 1980, com Suddenly e Caribbean Queen. A Caribbean Fashion Week acontecerá entre os dias 9 e 15 de junho.

Se quiser ficar por dentro da moda jamaicana, veja acima as coleções de alguns dos estilistas que participaram da Caribbean Fashion Week no ano passado, como Cedella Marley, Denise Katz, Jehan Jackson e Juliette Dyke.

Assista ao desfile da coleção de Kevin O’Brian no Style Week Jamaica 2014: