foto: reprodução internet

Clima ideal para viver ao ar livre

O clima na Jamaica é um convite aos passeios ao ar livre.  |  foto: reprodução internet

O clima na Jamaica é um convite aos passeios ao ar livre. | foto: reprodução internet

A Jamaica é um país de clima quente tropical e, ao longo do ano, as temperaturas variam entre 23 e 30 graus. Mesmo nos meses mais frios, de janeiro a março, a temperatura da água do mar fica ao redor dos 26 graus. Não há época ruim para ir à Jamaica, porém os meses entre maio e outubro são mais úmidos e chuvosos. Curiosamente, a baixa temporada, quando tudo fica mais tranquilo, coincide com os meses mais quentes, entre maio e novembro.

O clima e as paisagens da ilha convidam aos passeios ao ar livre. Praias, é claro, são inúmeras. Além delas, porém, existem tantas opções de atrações que torna-se difícil selecionar apenas algumas. Mas, como escolher é preciso, aqui vão três. Todas com muito contato com a natureza e diferentes níveis de emoção.

No vilarejo de Martha Brae, que fica na região de Montego Bay, noroeste da ilha, um passeio relaxante. O rafting, aqui, é feito em jangadas de bambu, conduzidas por guias experientes, que vão explicando tudo sobre o entorno. Cada jangada leva um ou dois passageiros e o tour dura 90 minutos. Depois de passar por túneis desenhados pela mata, que tal uma parada na Tarzan’s Corner, onde se pode nadar numa calma piscina natural?

Se preferir algo um pouco mais movimentado, experimente as YS Falls Cascades, em St. Elizabeth, costa oeste. Trata-se de uma região rural, onde há plantações de cana-de-açúcar. Chegando à propriedade, um trator leva os turistas até as cascatas que têm sete níveis, separados por piscinas naturais, algumas ótimas para nadar. Além de botes e boias (como as dos parques aquáticos), há também uma tirolesa, na qual se pode voar a 12 metros de altura, com orientação de guias especializados.

YS Falls Cascades, uma das belezas da Jamaica. Foto: reprodução internet

YS Falls Cascades, uma das belezas da Jamaica. Foto: reprodução internet

Por fim, um pouco de mundo animal. Cannoe Valley Wetland ou Alligator Hole, como é também conhecido, é uma reserva natural pertencente ao governo e que fica em Manchester, no sudoeste da Jamaica. Além dos crocodilos, como o nome sugere, lá habitam 3 peixes-bois fêmeas que foram encontradas por pescadores há alguns anos. Pode-se passear de barco pelo rio, que é ladeado por mangues. As peixes-boi, no entanto, são um pouco tímidas e nem sempre é possível vê-las. Às terças e quintas, entre 2 e 4 da tarde, elas são alimentadas e aí sim, a chance de encontrá-las será grande.

A Jamaica tem muito mais a oferecer. Basta escolher a melhor época do ano e o nível de adrenalina desejado.