Quando Júlio Verne escreveu “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, em 1873, provavelmente estivesse fascinado pelas novidades tecnológicas daquele final de século. Dar a volta ao mundo continua sendo um sonho ou um objetivo para muitos, mesmo tendo se tornado mais rápido e fácil.
Os novos Phileas Fogg e Passepartout do momento são, na verdade, um casal de jovens que resolveu rodar o mundo não em 80 dias mas através de 80 clipes musicais. Leo Longo e Diana Boccara trabalharam na direção e produção de TV antes de iniciarem o projeto, em março deste ano.
“Around The World in 80 Music Videos” começou pelo Brasil e está agora na Europa. A proposta inclui ainda a África, a Ásia e a Oceania, terminando pelas Américas, em setembro de 2016. Serão, ao todo, 80 semanas de trabalho, lançando um clipe novo a cada segunda-feira (já há mais de 20 disponíveis no canal do projeto, no YouTube).
A opção de Leo e Diana em produzir clipes musicais é bastante oportuna. O videoclipe, formato consagrado na era da MTV, assumiu uma nova e enorme importância. No mundo digital, saiu da tela grande e veio parar em nossas mãos, tornando-se talvez, um dos instrumentos de divulgação mais utilizados por bandas e cantores.
Dentro do bloco europeu, a dupla queria o francês Ben l’Oncle Soul num dos clipes – caso você não conheça, a gente recomenda imensamente! E é aí que o mundo dá voltas – ainda que você não esteja dando a volta ao mundo – e nossa história começa.
Ben mora em Los Angeles, mas seu agente disse que ele costumava passar os verões na França. Com esperanças ora maiores, ora menores, mas sempre persistindo, Leo e Diana finalmente conseguiram contactá-lo em Paris e o clipe aconteceu. Segundo a dupla, o cantor foi muito acessível e, de fato, assistindo ao clipe e mais ainda ao making of dá para ver que é um cara do bem.
Tão do bem e tão antenado que seu mais recente trabalho consiste em regravações de grandes clássicos da soul music, com uma pitada de reggae. Sim, reggae. Aquele ritmo jamaicano do qual sempre falamos, não apenas por sua importância e influência no universo musical mas, é claro, por ser genuinamente jamaicano.
O clipe de Ben l’Oncle Soul no projeto “Around The World” é My Life Is Empty Without You, do The Supremes, grupo vocal feminino que fez muito sucesso nos anos 1960 e que tinha Diana Ross como uma de suas integrantes. Outras duas canções que devem estar no novo álbum de Ben são covers de I Don’t Wanna See You Cry do jamaicano Ken Boothe (ouça abaixo) e That’s How Strong My Love Is, do americano Otis Redding.
A gente espera que o jovem Ben tenha o mesmo sucesso que teve com seu disco de estreia (2010): foram 450.000 cópias vendidas e 300 shows lotados pela Europa, EUA e Japão. E que ele faça uma volta ao mundo incluindo o Brasil na sua próxima turnê!
Quanto ao “Around The World”, só podemos parabenizar a dupla pelo projeto, aguardar e assistir aos clipes semanais e fazer uma sugestão: que tal incluir a Jamaica?dao no Twitterq