Inner Circle e Chronixx durante gravação do videoclipe de "Tenament Yard (News Carryin' Dread)"

Feliz reggae novo!

Passadas as comemorações de fim de ano, um novo ciclo começa. Como sempre, fazemos planos, nos enchemos de esperança e buscamos razões para acreditar que este será melhor que o anterior. Afinal, serão mais 365 dias (oportunidades) de realizar projetos, corrigir eventuais erros, encarar novos desafios.

Chronixx está entre as maiores revelações do reggae na Jamaica.

Chronixx: jovem cantor está entre as maiores revelações do reggae na Jamaica.

Por aqui não é diferente. Quem nos acompanha sabe que, embora muito novo, o projeto Jamaica Experience tem como missão fomentar o acesso à cultura jamaicana no Brasil através de informação de qualidade, eventos exclusivos e ações inovadoras. Tarefa pretensiosa, mas que tem encontrado grande receptividade do público, seja durante os shows, seja através da leitura das matérias em nosso site, seja nas interações em nossas redes sociais.

Aproveitamos para agradecer aos nossos leitores, seguidores, colaboradores e parceiros por todo o apoio recebido em 2014. E dizer que em 2015 continuaremos firmes na busca das melhores experiências para nosso público. Aguardem, em breve anunciaremos aqui as novidades deste ano que promete muito!

E, para justificar ainda mais o título deste post, anunciamos como a primeira novidade do ano o lançamento de uma parceria que ainda vai dar muito o que falar: Inner Circle e Chronixx. A banda, legendária, convidou o jovem cantor para fazer um “remake” de um de seus maiores clássicos: Tenament Yard.

Gravada originalmente por Jacob “Killer” Miller na segunda metade dos anos 70 (ouça a faixa acima), a música conta uma história bastante comum entre os “dreadlocks” jamaicanos à época, que não conseguiam viver em paz nos chamados “Tenament Yards”, espécie de cortiços nos quais muitos deles moravam. Segundo a letra, os vizinhos costumavam incomodá-los com fofocas e críticas sobre seu estilo de vida.

A escolha de Chronixx para a empreitada não foi por acaso. Além do estilo parecido com o de Jacob Miller, ele é tido como a maior revelação da música jamaicana na atualidade, destacando-se entre inúmeros outros artistas que integram um movimento que os jamaicanos estão chamando de “reggae revival”. Falaremos em breve sobre isto aqui no JamEx, mas você já pode conferir muitos destes nomes em nossas playlists no Youtube.

Ouçam acima o belíssimo resultado deste encontro, batizado de “Tenament Yard (News Carryin’ Dread)”, e vejam abaixo o Making Off do videoclipe que será lançado em breve.

E um ótimo ano novo! De preferência, com muito reggae =)

Assista ao vídeo oficial de “Tenament Yard (News Carryin’ Dread):